quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Sou um cidadão? ( Projeto de cidadania na Escola e na vida!)

        No dizer de José Bernardo Toro, " A democracia é como o Amor; não se pode comprar, não se pode decretar, não se pode propor. A democracia só se pode viver e construir. Por isso ninguém pode nos dar a democracia. A democracia, que toma toda uma sociedade, de construir e viver uma ordem social onde os Direitos Humanos e a vida digna sejam possíveis para todos." [1997, p.20].

        Precisamos envolver e sensibilizar os jovens na discussão de temas tão importantes, pois, em última instância, vão influenciar os destinos de suas vidas, e porque não, das nossas.Por isso, estamos trabalhando  o tema " Cidadania" de uma forma dinâmica, constante, em diversos momentos e com interdisciplinaridade.
        Apresentamos alguns objetivos  e a metodologia aplicada.

OBJETIVO GERAL

Despertar e estimular uma reflexão crítica no adolescente enfatizando, fundamentalmente, a importância do exercício quotidiano da cidadania como forma de intervenção na vida política, econômica e social do país.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Destacar a importância da participação política como forma de intervenção e consolidação da democracia no país.
  2. Discutir os princípios fundamentais da democracia, destacando a importância das conquistas sociais e dos direitos do homem através do exercício da cidadania.
  3. Relacionar "liberdade e responsabilidade" como princípios fundamentais no exercício da cidadania.
  4. Despertar o adolescente para hábitos e ações quotidianas como, economia de energia elétrica e água; limpeza da cidade; participação em associações comunitárias de bairro; preservação ambiental urbana e rural; e outras questões do dia a dia que constituem direitos e deveres de cada   cidadão.
  METODOLOGIA Passar a mensagem da importância do exercício da cidadania, a partir de uma linguagem própria do adolescente, crítica e descontraída.
Técnicas como: videoclipe; um folder bastante atraente, com mensagens curtas e bem direcionadas ao nosso público-alvo; programetes de rádio; e, como não poderia deixar de ser, um blog com atividades interativas.


        O blog vem trazendo este contexto de forma lúdica, o próprio título já diz muito:"É preciso saber viver!".
 
" É preciso soltar a voz e bradar! Sabedoria..."

      
 
 
 
  Onde se encaixa então os "Direitos" e os "Deveres"? Temos mais direitos ou mais deveres? Podemos TUDO? Ou TUDO podemos?
        Estarei postando alguns vídeos produzidos por meus estimados alunos. e estes, com certeza,(rs...) farão comentários criticos e cheios da sabedoria própria, coletiva, natural . Caminhamos e melhoramos todos os dias... e aprendemos sempre!
   

9 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog!
    Estou emocionada,porque ele realmente fala de uma cidadania real.
    Atenciosamente,Adriana RML.

    ResponderExcluir
  2. Muit bom seu blog
    Ele trata a cidadandia de forma a não parecer um chavão e sim uma questão de atitude. As atividades são bem interessantes.
    bjs Jussara

    ResponderExcluir
  3. Bom como a Adriana diz , fala de uma cidadania real isso é verdade , e foi muito bom você ter criado este blog assim nós podemos ficar sabendo de varias coisas , e so isso que nós temos a dizer !

    Beijos , Eduarda Mello & Roberta Mendes !!

    ResponderExcluir
  4. muito bom seu blog
    que deus te abençoe

    Ele trata de cidadania de forma a não parecer um chavão e sim uma questão de atitude. As atividades são bem interessantes
    so thau

    ResponderExcluir
  5. Bom eu gostei muito dos objetivos, mas gostei mais ainda do
    objetivo geral, pois a mensagem que ele nos deixa é bem real. Sobre a cidadania só que ele fala de um jeito que nos os jovens entendemos melhor!
    Por isso entendi que a democracia é como amor não se pode comprar, não se pode decretar e não se pode propor. A democracia só se pode viver e construir!

    Nome: Rayssa Barros
    Turma:701
    Colegio: Almirante Frederico Vilar
    Turno:1º

    ResponderExcluir
  6. Cidadania pra mim é:
    Direitos humanos, democracia. e a condição de pessoas normais como membros de uma sociedade. limpa e organizada.

    KAREN CORREA DOS SANTOS
    701 PROF.:ANINHA
    COLEGIO ALMIRANTE FREDERICO VILLAR

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o blog !
    Bom como Jussara disse , "O blog trata de cidadania, mas nao como um chavão" e vem mostrando que, É PRESISO SABER VIVER, de uma forma não rebelde e sim justa. Viver nos direito e deveres de um cidadão de verdade.

    Colégio estadual almirante frederico villar
    Aluna:Brenda Turma:701

    Beijoos s2s2

    ResponderExcluir
  8. A cidadania esteve e está em permanente construção; é um referencial de conquista da humanidade, através daqueles que sempre lutam por mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas, e não se conformam frente às dominações arrogantes, seja do próprio Estado ou de outras instituições ou pessoas que não desistem de privilégios, de opressão e de injustiças contra uma maioria desassistida e que não se consegue fazer ouvir, exatamente por que se lhe nega a cidadania plena cuja conquista, ainda que tardia, não será obstada. Ser cidadão é ter consciência de que é sujeito de direitos. Direitos à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade, enfim, direitos civis, políticos e sociais. Mas este é um dos lados da moeda. Cidadania pressupõe também deveres. O cidadão tem de ser cônscio das suas responsabilidades enquanto parte integrante de um grande e complexo organismo que é a coletividade, a nação, o Estado, para cujo bom funcionamento todos têm de dar sua parcela de contribuição. Somente assim se chega ao objetivo final, coletivo: a justiça em seu sentido mais amplo, ou seja, o bem comum.

    Aluno(a):Carool
    Turma:701
    escola Aumirante Frederico Vilar
    Profª:Aninha

    ResponderExcluir
  9. Bom eu vim aqui para ver o blog mas acabei aprendendo oque muitas coisas como : que a cidadania é amor, não se pode comprar, não se pode decretar, não se pode propor mas se aprende com a vida!
    Deus amou o mundo de tal maneira que ns ensinou o que é a cidadania, mas os homens de hoje não querem saber de cidadania por isso o mundo está com está

    Turma:701
    Serie:6º
    Colegio:Almirante Frederico Vilar
    Nome:Gabriel R.L
    Professora:Aninha prof: esselente

    ResponderExcluir